O escrupuloso só vê uma série de pecados em todas as suas ações, e em Deus vingança e cólera. Ora, esse temor de pecar ou de haver pecado em tudo e a toda hora enche o coração de angústias e de perplexidades, falseia o juízo, destrói a paz interior, gera a desconfiança e a tristeza, afasta dos sacramentos, altera a saúde do espírito e até mesmo a do corpo.
Nada é mais nocivo naquele que tende à perfeição e que se deu a Deus do que os escrúpulos.
Se é verdade que nunca se pode possuir neste mundo uma tranqüilidade perfeita, é verdade entretanto que se pode achar uma tranqüilidade suficiente, e mesmo meritória pelas provações que algumas vezes se atravessa.
Comecemos com o socorro de Deus, empreguemos os meios e depois tenhamos paciência; não nos aflijamos com os desgostos e as vicissitudes, desejemos as virtudes com moderação e entreguemos tudo ao beneplácito de Deus.
Depois, ajamos com uma santa liberdade interior; fujamos do espírito de constrangimento; amemos, amemos ardentemente, e o Deus de paz estará conosco.
Loja de Artigos Religiosos. “Mil graças a Maria! este Jesus que eu possuo é, com efeito, seu fruto, e sem ela eu jamais o teria”.